1ª Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas do ano de 2021

A Câmara Municipal de Guaranésia,  através do Parlamento Jovem da Casa, realizou no último dia 29 de setembro do corrente ano, a 1ª Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas do ano de 2021.

Este foi o primeiro ano que  foi desenvolvido este Projeto em nossa cidade, porém o Parlamento Jovem já é desenvolvido há 18 anos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, e conta atualmente com 150 cidades participantes.

Para este ano de 2021, o tema escolhido pelos alunos foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Em nossa Plenária realizada pelos alunos matriculados na Escola Estadual Alice Autran Dourado, foram apresentados 18 propostas referente ao tema/2021, das quais foram debatidas uma a uma por cada aluno propositor.

Ao final foram aprovadas 6 propostas que seguiram para o Polo Regional de Poços de Caldas, e posteriormente seguirá a Assembléia Legislativa junto as demais propostas de outros municípios, que passará por análise e votação, podendo ser aprovadas como projeto pela Assembléia.

Destaco aqui os alunos que participaram desta Plenária Municipal: Leanara Fedelis Altieli da Silva, como coordenadora da Plenária, Giovana Heloisa Nagy, como Relatora, Lauany Altieli da Silva, Karolyne dos Santos Gonçalves e Lucas Mariano Reis da Silva, membros do Parlamento.

Hoje, o projeto conta com 7 alunos do ensino médio, e tem como Coordenadores o vereador Leandro Altieli da Silva e a servidora Valéria Ana Rita.

Neste encontro municipal, contou com a presença do Prefeito Municipal senhor Laércio Cintra Nogueira, Vice- Prefeito Diego Eduardo de Castro, Secretário do Meio Ambiente Marcos Basílio, Vice-Presidente da Casa Vinícius Augusto Madeira, Diretor da Escola Estadual Alice Autran Dourado, senhor Marco Aurélio Pereira Rollo, Coordenador do Parlamento da cidade de Juruaia, além dos vereadores da Casa, José Osmar, Wilson Bráz e Felipe  Laudade que vieram prestigiar o evento.

Já  na sequencia desta etapa municipal, os alunos tiveram uma Plenária on line, com todos os municípios participantes, onde foi votado o tema do PJ para o ano de 2022, que será : Saúde Mental dos Jovens”.

Nós do PJ Guaranésia, queremos aqui agradecer o presidente Edilson Jorge Pedreiro e todos os vereadores da Casa por acreditarem neste projeto e por não medirem esforços para que pudéssemos realizar nossa primeira Plenária do PJ Guaranésia.

Agradecemos também as imprensas presente no evento.

Nosso muito obrigado a todos!

E vamos seguindo nas demais etapas, esperançosos que no próximo ano faremos ainda melhor! Parabéns a todos os alunos do Parlamento de Guaranésia pelo esforço e trabalho ao longo desses 5 meses!

Coordenadores Valéria e Leandro.