PROIBIÇÃO DO PLANTIO DE ÁRVORES DA ESPÉCIE MURTA

A Câmara Municipal devolveu ao Executivo no mês de novembro o Projeto de Lei nº 31/14 que dispunha sobre a proibição do plantio, cultivo, transporte e produção de árvores da espécie Murta em Guaranésia.

Segundo a justificativa do projeto esta espécie é hospedeira de um inseto transmissor de praga que afeta as plantações de laranja. A transmissão se dá pelo inseto que suga a seiva da murta e de cítricos causando uma doença chamada Greening, sendo necessária sua erradicação.

Com intuito de obter mais informações os Vereadores encaminharam alguns questionamentos ao CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) com o intuito de esclarecer a real necessidade de erradicação da espécie e se havia sido registrado algum caso no município ou na região de que as plantações de laranja e frutas cítricas tenham sofrido com o inseto transmissor da praga.

Em resposta o CODEMA, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário solicitaram a devolução do projeto ao Executivo, pois o mesmo carecia de melhores informações e levantamento das reais necessidades de erradicação da espécie junto aos órgãos técnicos ambientais.