REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA CEMIG ACONTECEU NA CÂMARA

Aconteceu na Câmara Municipal, nesta quinta feira, dia 27 de junho, reunião entre os Vereadores e a Cemig, representada por Ademar Nery Maciel (gerente de relacionamento com o Poder Público), Gilmar Rocha (gerente de relacionamento com as indústrias) e Vitor Hugo (engenheiro elétrico). Presentes também a Sra. Ana Paula da Silva Morais, representando o Executivo, órgãos da imprensa local e o Sr. Urbano, produtor rural.

Inicialmente foi explanado aos presentes sobre a questão da transferência da manutenção da iluminação pública para as Prefeituras, sendo esta uma determinação legal, de acordo com a Resolução nº 414 da Aneel, onde foram esclarecidas dúvidas aos vereadores com relação à citada determinação legal e como a mesma procederá.

Após, foram questionados diversos assuntos pelos vereadores, dentre eles:

– constantes piques de energia onde a Cemig afirmou estar em andamento algumas ações para tentar diminuí-los, como por exemplo, a poda de 210 árvores que estão encostadas na rede elétrica;

– problemas com o desligamento da rede. Foi falado que muitas vezes os mesmos acabam ocorrendo por fenômenos da natureza como descargas elétricas, fortes chuvas e vento que ocasionam falhas nos conectores e rompimento de cabos, onde é necessário por segurança o desligamento da rede para conserto;

– problemas de queda ou piques de energia na zona rural, prejudicando assim os produtores de leite que têm prejuízos com os resfriadores e as máquinas secadoras de café;

– solicitação para o aumento de pessoal prestando serviço na cidade visando maior agilidade no atendimento;

– problemas com a baixa tensão na Rua do Comércio o que impede o funcionamento de muitas máquinas;

– melhorias no fornecimento de energia para o antigo e o novo distrito industrial e também para Santa Cruz da Prata.

Diante dos questionamentos foi falado pelos técnicos da Cemig sobre a instalação de religadores na entrada da cidade, extensão da rede de distribuição urbana, instalação de reguladores de tensão na zona urbana e rural, ações no distrito industrial, ampliação da capacidade carga na subestação em Guaxupé, ações estas, que segundo os representantes da Cemig, trarão melhorias para a cidade.

Foi falado ainda sobre a importância da população, em qualquer problema com relação à energia, entrar em contato com o número telefônico 116 da Cemig para registrar a queixa.

Os vereadores puderam esclarecer suas dúvidas, levar seus questionamentos e cobrar melhorias no tocante ao fornecimento de energia e melhorias na manutenção, dizendo que todos estão atentos às reclamações da população para poder cobrá-las junto à Cemig.