Câmara News

CÂMARA TRABALHA JUNTO AO PROCON E DEPTO DE TRIBUTOS PARA COMBATER A VENDA ABUSIVA DE AMBULANTES NO MUNICÍPIO

Os Vereadores receberam na 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal no dia 11 de fevereiro, os senhores Érico Queiroz Júnior, representante do PROCON e Odair Pires Gonçalves, chefe do Setor de Tributos da municipalidade com o intuito de conversarem sobre alterações no Código Tributário Municipal visando um endurecimento nas regras e maior fiscalização no controle de ambulantes em Guaranésia.

Foi relatado por estes dois órgãos a vinda de vendedores ambulantes para nosso município que realizam a venda de alguns produtos, como por exemplo, colchões e cestas básicas, com um valor muito superior ao valor de mercado, causando assim prejuízos consideráveis à nossa população. Foi dito ainda que o público alvo destes ambulantes tem sido a clientela da terceira idade, onde muitas das vezes estas pessoas chegam à fazer empréstimo consignado em agência bancária para adquirir os produtos ou comprar os mesmos parceladamente em valor abusivo. Soma-se a isto o fato de que os produtos comercializados pelos ambulantes não têm nota fiscal, nem garantia e sequer estas pessoas têm cadastro no setor de tributos da Prefeitura, o que dificulta a localização para autuação.

Com relação à fiscalização foi conversado que já houve a tentativa de efetuar a prisão destes produtos e que medidas cabíveis vêm sendo adotadas para coibir tal prática, porém, os órgãos responsáveis por tal controle sempre se deparam com o valor das multas do nosso Código Tributário que é insignificante e com a falta de fiscais na estrutura do Setor de Tributos, incentivando assim que tal prática continue no município, pois para os ambulantes é bom arriscar vender na cidade porque a multa aplicada é muito pequena, valendo a pena ser multado e voltar para vender novamente.

Assim, ficou acordado entre os presentes a confecção de uma minuta de projeto de lei propondo alterações no Código Tributário Municipal (CTM), aumentando o valor da multa, dentre outras medidas cabíveis para melhorar a fiscalização.

Outra questão abordada pelos Vereadores é a cobrança por melhorias na estrutura do setor de tributos da municipalidade, sendo necessário solicitar o aumento do número de fiscais, local adequado para destinação dos produtos apreendidos, regulamentação em lei para a destinação final do que for apreendido e disponibilização de um veículo de maneira permanente ao Setor de Tributos. Ao final da reunião ficou acertada uma nova reunião para análise das propostas de mudança no CTM.

Scroll To Top