OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Foram aprovados na Câmara Municipal os Projetos de Lei nº 16/2014 e nº 17/2014, que instituem no município de Guaranésia, respectivamente, a oficialização dos meses de outubro e novembro como Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os projetos têm por objetivo fazer com que o Município faça adesão às campanhas nacionais que já acontecem para prevenção do câncer de mama e do colo do útero nas mulheres e do câncer de próstata nos homens oficializando as datas em Guaranésia.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 60 mil homens são diagnosticados anualmente com câncer de próstata no Brasil e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em cada 100 mil mulheres, cerca de 19 mil são diagnosticadas com esta patologia, motivo pelo qual fez com que os Vereadores aprovassem tais projetos, na expectativa que o Executivo Municipal sancione as leis e, através do Departamento de Saúde, intensifique campanhas preventivas a toda população.

Ainda com relação ao tema foi aprovado o Projeto de Resolução nº 02/2014 que determina a iluminação da fachada da Câmara Municipal em rosa no mês de outubro e azul no mês de novembro como forma de chamar atenção da população para a data.