Câmara News

Parlamento Jovem Minas 2021

Em 2021, a temática Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável continuará sendo estudada e debatida no PJ Minas. Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A continuidade do debate sobre Meio ambiente e desenvolvimento sustentável se justifica também por ser esse um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Em 2020, as Plenárias Municipais, Regionais e Estadual foram suspensas para adequação do calendário em função do novo coronavírus. A interação com os grupos de jovens e as atividades de formação temática e política continuaram em andamento de forma remota, mas dentro das possibilidades de cada Câmara parceira.

Os subtemas que orientam os estudos e debates também em 2021 são:

  • Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade
  • Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico
  • Recursos hídricos e saneamento básico

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?

Em 2021, o Parlamento Jovem de Minas completa 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.


OBJETIVOS DO PJ MINAS

  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
Scroll To Top