Parlamento Jovem 2022

PARLAMENTO JOVEM 2022

No dia 01 de fevereiro de 2022 às 15h00, aconteceu a primeira reunião do Parlamento Jovem de 2022 com Tema: Saúde Mental dos Jovens, na Sala da Presidência, com a participação do Presidente da Câmara Municipal Sr. Edilson Jorge Pedreiro; Vice-Presidente Vinicius Augusto Madeira; Vereador e Coordenador Leandro Altieli da Silva e Servidora e Coordenadora Valéria Ana Rita dos Santos para traçarmos o Plano de Trabalho junto aos Alunos das Escolas de Ensino Médio do Munícipio.

Data da Divulgação nas Escolas: 14 a 18/02/2022
Data do Lançamento do Projeto: 11/03/2022 (Sexta-Feira)
Vagas: 23 Alunos
Durante o projeto acontecerão 13 Oficinas/Palestras com Temas de Formação Política e Saúde Mental com os Jovens cadastrados no Projeto e também viagens para outros municípios (Passos, Poços de Caldas e até Belo Horizonte) para terem oportunidade de trocar ideias com outros Jovens.

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?
Em 2021, o Parlamento Jovem de Minas completou 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.
É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
Em 2022, tem 125 Cidades participando deste importantíssimo Projeto para Jovens.

Acessem em conheça um pouco da participação dos Jovens no Parlamento Jovem de Minas.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

• Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
• Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
• Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
• Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Estamos muito felizes com resultado de 2021 e esperançosos para 2022.

Contamos com você JOVEM!

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. ” Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço.