Estudantes do Parlamento Jovem participam das plenárias municipais do PJ Minas.

Atividades englobam votação de propostas, escolha de representantes na etapa regional e definição do tema para 2023.
O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2022 está na fase das plenárias municipais. Os encontros foram iniciados em junho e prosseguem até o início de agosto.

Este é o momento em que os jovens discutem e votam sugestões de propostas para o tema deste ano – Saúde Mental do Jovem –, priorizam aquelas que serão levadas à Plenária Regional, escolhem os representantes para essa fase e, ainda, sugerem a temática para a edição de 2023.

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para jovens do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Ele cria a oportunidade para que os estudantes conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Neste ano, participam 130 cidades mineiras, 28 delas pela primeira vez.

Escolha do tema para 2023 começa agora
A escolha do tema de cada edição do PJ Minas ocorre no ano anterior, já nessa fase das plenárias municipais. Os estudantes debatem e definem a sugestão do município que segue, então, para o respectivo polo regional. A partir dos temas enviados, novo debate e nova escolha são feitos na Plenária Regional e o tema do polo é remetido à coordenação estadual do PJ Minas.

Após receber os temas indicados pelos 18 polos (um por polo), a coordenação prioriza três temas, num trabalho realizado com as Gerências de Consultoria Temática e Participação e Interlocução Social da ALMG. O grupo leva em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância. Na Plenária Estadual, por fim, os jovens escolhem a temática da próxima edição.

A Jovem Eloah Fernanda Nagy Rodrigues, Integrante de Parlamento Jovem de Guaranésia, estará representando a Câmara Municipal de Guaranésia na Plenária Estadual nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, defendendo o Tema: Educação Financeira nas Escolas, tema aprovado na Plenária Regional em Poços de Caldas – Polo Sudoeste.

A Câmara Municipal de Guaranésia investindo na Formação Política e Cidadã dos Nossos Jovens.