PARLAMENTO JOVEM DE GUARANÉSIA 2022 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO.

Aconteceu na quarta-feira (30/11) na Câmara Municipal de Guaranésia a Cerimônia de Encerramento do Projeto Parlamento Jovem de Guaranésia 2022, que contou com a presenca dos alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Alice Autran Dourado e Geraldo Ribeiro Dias( Santa Cruz da Prata) que foram protagonista deste importantíssimo projeto.

Para nós, é motivo de muito orgulho vivenciarmos momentos tão marcantes e decisivos na vida desses alunos, que no decorrer deste trabalho muito nos surpreendeu com suas ideias, empenho, dedicação e garra, representando nossa cidade, cumprindo todas as etapas, que foram: Microrregional na cidade de Carmo do Rio Claro, Regional na cidade de Poços de Caldas indo até a final na capital mineira Belo Horizonte.
Autoridades que fez composição da Mesa de Honra:
Ver. Vinicius Madeira – Vice Presidente da Câmara Municipal
Vereadores: Juninho Capoeira, Wilson Braz e Regina
Professor Emmanuel Taliberti Alves representando o Sr. Marco Aurélio Pereira Rolo – Diretor da Escola Estadual Alice Autran Dourado.
Professor Sr. José Carlos de Souza – Representando a Sra. Patrícia , Diretora da Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias em Santa Cruz da Prata e
Psicólogo Fábio Pereira de Souza.
Os Jovens participantes receberam certificados de participação:
AMANDA CRISTINA DOS SANTOS FEREIRA
EDUARDA FÉLIX DOS SANTOS
ELOAH FERNANDA NAGY RODRIGUES
STÉFHANY GABRIELE NOGUEIRA
GRAZIELE DOS SANTOS CABOCLO
GUILHERME AUGUSTO DA SILVA
ISMAEL RODRIGUES PINTO PEREIRA
JOSÉ ANTÔNIO SILVA MACIEL
KAROLINE RAMOS CIPRIANO
KÁTLYN LORRAYNY L. DE SOUZA
KAYK GONÇALVES FERREIRA
LAUANY ALTIELI DA SILVA
LEANARA FIDÉLIS ALTIELE DA SILVA
RAFAEL HENRIQUE DA SILVA
RANIELI FERREIRA DA SILVA
O Parlamento Jovem de Guaranésia, estando no seu segundo ano consecutivo, teve início no dia 14 de março de 2022.
Durante todos esses meses desenvolvemos trabalho em oficinas, palestras, visitas e reuniões discutindo assunto relacionados ao tema.
Em 2022, fizemos parte dos 120 municípios do estado de Minas Gerais participando do Projeto, que agora contará com 151 municípios que participarão deste importante projeto, que prevê a formação política e cidadã dos jovens estudantes, em 2023.
Esse ano, os alunos do PJ contribuíram com um importante marco na história política de nosso Município. Na Plenária Municipal, criaram uma Proposta relacionada ao tema estudado, que foi aprovada e encaminhada a esta Casa de Leis, da qual foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Executivo Municipal, tornando a Lei Municipal Nº 2.681/2022, que Estabelece o Dia da Saúde Mental, a ser comemorado no dia 10 de outubro, onde a Secretaria de Saúde poderá promover palestras e atividades relacionadas educativas sobre o tema.
A cada ano, os jovens escolhem o tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, detalhes e deliberação que contribuem para sua formação.
Em 2023 o tema estudado será: “O Jovem e o Mercado de Trabalho”, tema este que foi votado pelos nossos jovens na Plenária que aconteceu em setembro deste ano na nossa capital mineira, onde tivemos a aluna Eloah Fernanda Nagy que representou muito bem nossa cidade.
Guaranésia faz parte do Polo Sudoeste, aliás o maior polo do Parlamento Jovem de Minas, composto por 19 cidades, e com alunos com um potencial incrível!
Para o ano de 2023, já contamos com a participação de todos os alunos que participaram neste ano, para fazer parte do Parlamento Jovem de Guaranésia em 2023, e aproveitamos para convidar todos os alunos do ensino médio de todas as escolas de nossa cidade para virem fazer parte deste projeto tão importante!
Os Coordenadores PJ, Vereador Leandro Cebolinha e Servidora Valéria Rita, agradeceram imensamente a todos os alunos do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias, no distrito de Santa Cruz da Prata, a diretora Patrícia, aqui representada pelo Professor José Carlos e todo corpo docente desta escola; os alunos da Escola Estadual Alice Autran Dourado, ao Diretor Marco Aurélio Pereira Rollo, aqui representado pelo Professor Emmanuel Taliberti e demais Professores, que acreditaram neste projeto nos apoiando tanto.
Os Jovens foram incríveis e peças fundamentais neste projeto.
Acredito que juntos, dentro do PJ, estamos crescendo e nos tornando cidadãos mais críticos e com uma visão mais clara e real da estrutura administrativa dos órgãos públicos, podendo também colaborar com nosso estado e nosso país.
Em nome de todos os alunos deste Parlamento, gostaria de agradecer ao Presidente Edilson Jorge Pedreiro e demais Vereadores desta Casa Legislativa pela oportunidade que nos deram de trabalhar ao longo destes meses, neste Projeto.
Agradecemos a todos os Servidores desta Casa de Leis que sempre tem colaborado para com este projeto.
Nossos agradecimentos também ao Prefeito Municipal, Laércio Cintra, que contribuiu e sempre nos atendeu prontamente, fornecendo aos alunos e coordenadores o transporte para que pudéssemos participar de vários Encontros e Plenárias Regionais e Estadual do Polo Sudoeste do Parlamento Jovem.
Nosso muito obrigado.
Nossa gratidão também a cada família, pais que confiaram no nosso trabalho.
Esperamos contar com o apoio de todos vocês no próximo ano.
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARANÉSIA INVESTINDO NA FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ DOS NOSSOS JOVENS.