Câmara News

Março Lilás: o mês de alerta para prevenção do colo do útero

Março Lilás: o mês de alerta para prevenção do colo do útero

Campanha busca conscientizar as mulheres sobre os riscos da doença e como se prevenir.

Com o foco no Dia Internacional da Mulher comemorado no mês de Março, instituições de saúde das redes pública e privada organizam o “Março Lilás”, alertando para uma doença devastadora e que ainda encerra a vida de muitas mulheres no Brasil: o câncer de colo uterino.

A campanha é inspirada em símbolos da luta pelos direitos femininos, como a ênfase no mês e na cor ligada ao movimento das sufragistas, no começo do século XX. O objetivo é de levar informação às mulheres sobre os riscos desse tipo de câncer, como identificar os sinais de detecção e as suas medidas preventivas.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2018, mais de 16 mil novos casos desse tipo de câncer foram registrados, sendo a quarta maior causa de morte de mulheres pela doença no país, com um número maior no Maranhão e na região Norte. Apesar dos números desanimadores, esse é um dos cânceres de maior potencial de prevenção e detecção, sendo esse o foco do Março Lilás.

Os especialistas recomendam que mulheres acima de 25 anos mantenham uma rotina frequente ao ginecologista e realizem exames preventivos, como o Papanicolau, que ajuda a detectar alterações no colo do útero. Outro alerta é a importância de se proteger contra DSTs, já que a infecção do vírus do Papilomavírus Humano (HPV) causa alterações celulares que permitem esse tipo de câncer. E estar atento a sinais da doença, como dor abdominal, secreções ou sangramento vaginal (principalmente após relações sexuais), menstruação irregular, entre outros. Caso haja detecção e tratamentos imediatos, pode-se reduzir a mortalidade pela doença em até 80%.

 

Scroll To Top