Câmara News

Parlamento Jovem 2023!

Vem ai o Parlamento Jovem 2023!

Para participar, o estudante precisa estar cursando o ensino médio ou médio integrado ao técnico, mesmo que na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), em escolas públicas ou particulares, e ter entre 16 e 22 anos.

O Parlamento Jovem é um projeto que visa proporcionar aos jovens estudantes uma experiência de participação cidadã e política, simulando o funcionamento do poder legislativo em nível municipal, estadual ou federal.

A ideia é que os estudantes possam vivenciar na prática a elaboração de projetos de lei, discussão em comissões e plenárias, votação e aprovação de propostas, além de debater questões de interesse público e aprimorar o senso crítico e a capacidade de argumentação.

O projeto é realizado em parceria com escolas, câmaras municipais, assembleias legislativas e outros órgãos públicos, e é uma importante ferramenta de educação cidadã e formação política para os jovens brasileiros.

Alguns temas que já foram abordados em edições anteriores do Parlamento Jovem incluem: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, segurança pública, entre outros. O objetivo é que os jovens participantes possam discutir e propor soluções para problemas que afetam diretamente suas comunidades, desenvolvendo habilidades de liderança, oratória, negociação e comprometimento com o bem comum.

O tema de 2023 é “Jovem e o Mercado de Trabalho”.

O mercado de trabalho está em constante mudança e os jovens precisam estar preparados para enfrentar os desafios que surgem nesse contexto. Atualmente, o mercado exige cada vez mais qualificação e habilidades específicas, além de uma postura empreendedora e adaptável.

Algumas das habilidades mais valorizadas pelo mercado atual incluem: comunicação efetiva, capacidade de trabalhar em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e inovação, entre outras. Além disso, é importante que os jovens busquem se especializar em áreas que tenham demanda, como tecnologia, finanças, marketing digital, entre outras.

Outra dica importante para os jovens é buscar experiências práticas, como estágios e programas de trainee, que possam proporcionar vivência no ambiente corporativo e agregar valor ao currículo. É importante também manter-se atualizado sobre as tendências e novidades do mercado, através de leituras, cursos e eventos relacionados à área de atuação.

Por fim, é importante que os jovens não desanimem diante das dificuldades e desafios do mercado de trabalho. Manter uma postura proativa e estar aberto às oportunidades é fundamental para conquistar uma carreira de sucesso.

Clique aqui e faça a sua inscrição!

Scroll To Top